sábado, 20 de março de 2010

Nobel.


"O que é mais nobre? Viver como um monstro ou morrer como um bom homem?"
in Shutter Island (movie)

Na vida tomamos diversas acções... no ínicio somos seres perfeitos, livres de iniquidade, de qualquer pecado, somos puros. Será assim tão insano gerarmo s uma fantasia que nos leve a ser felizes, a morrer com algum pingo de decência? Cabe a cada um de nós descobrir, contudo acho que é uma ideia interessante. Polémica, mas interessante.
Eu olho para mim, vejo a minha vida, os passos que tomo... não há maneira de os apagar, não é como as histórias que escrevemos, em que o simples usar de uma borracha safa o que é dispensável. É real, deixa marca, corrói e destrói cada pedacinho de nós. E de quem é a culpa? Nossa! No final não há nada a fazer.
Mentimos, usamos o que queremos, com intuito sempre de nos priveligiar, por melhores pessoas que sejamos, não é isso que está em causa, é a nossa natureza. Somos racionais, mas vamos aprendendo progressivamente até ao desgaste total.
É triste pensar que aos dezoito anos já cometi tantos erros, já passei por tanto e aprendo o que é a vida da pior maneira, tudo por culpa minha claro. Sei que não posso esquecer estas memórias, mas serei assim tão louco quando reflicto sobre o que será a minha vida quando a minha ajuda for uma terceira perna?
Gostava de ter uma casa branca na praia, ver o mar, sentado sobre um sofá debaixo de uma soteia, acompanhado dos que mais amo, lendo histórias, ouvindo aquela sensação poética da música que me acalma, grandes clássicos... seria amável. Mas será que isso se me aguarda ou o meu corpo desfalceu em quimera?
Porque não podemos ser animais natos, saberiamos aproveitar aquilo que temos... talvez perdesse a piada, não iria questionar-me como faço agora, mas talvez tivesse uma vida feliz.
A dor é o âmago do meu ser, porque dói-me ver quem sou hoje, ver sonhos deitados fora, perdidos ou adiados, devido a decisões que tomei.
Será assim tão injusto ou egoista querer viver sabendo que fui alguém decente?

Gonçalo Camões
21/03/2010

Sem comentários:

Enviar um comentário