sábado, 3 de abril de 2010

Alma Livre.


O Alentejo é realmente um centro de paz. Pus-me a pensar, as pessoas hoje em dia não precisam de ir para clinicas de reabilitação, venham ao Alentejo, não garante cura, mas pelo menos alivia a alma. Eu já reparei que uso muitas vezes a palavra "sinto", contudo eu aqui só venho expressar as minhas impressões relativas ao mundo ou ao mundo que os meus olhos desenham.
Sinto-me bem, longe de Lisboa, longe da minha mãe... sim, a minha mãe que passado sete dias ainda não se preocupou em ligar-me, pelos vistos para ela poderia estar morto, não faria diferença... acho que só vem confirmar o que ela me tinha dito, «tu para mim morreste!», de qualquer forma acho que o sentimento é mútuo.
Estou no meu canto, na minha terra, posso dize-lo, porque aqui todos me abraçaram, todos me fizeram sorrir, pelos menos ainda não tive razões para chorar. Sinto-me como se estivesse em casa e como dizia o outro, «mesmo que estivesse dormindo num palhero, não me importava!».
Aqui a minha vida é simples... simples, mas completa. Aqui ninguém me conhece, aqui ninguém sabe quem é o meu verdadeiro"eu", aqui posso ser quem quiser, sem consequências, posso reformar a minha pessoa, o meu passado está comigo, mas os outros não o conhecem, aqui posso comer boa comida, aqui o ar é saudável, aqui sou independente... quem ler isto há-de pensar que o Alentejo é perfeito, e é à sua maneira. Atenção eu falo-vos do Baixo-Alentejo, não falemos do Alto-Alentejo, porque esse, esse deprime-me e exacerba o meu lado enloquecido.
Acabo de constatar outro facto, aqui não saiu desta terra pequena, desta vila que mais se assemelha a uma aldeia, visto que todos se conhecem, contudo sinto-me mais livre, mais livre do que em Lisboa. Lisboa é uma prisão, é propensa ao estado de quimera, à ilusão, à desilução e ao fracasso do ser humano. Lisboa mata-me, o Alentejo dá-me vida, as pessoas aqui dão-me vida. Tenho menos luxo, mas sou mais feliz.
Agora vou descansar, descansar em harmonia, porque o Alentejo assim me o permite.

Gonçalo Camões
04/04/2010

6 comentários:

  1. é por isso que tas acordado a esta hora? porque estás descansadinho? =P

    ResponderEliminar
  2. lisboa prende-te ao stress da cidade e o alentejo liberta-te desse stress.
    aproveita e relaxa enquanto podes

    ResponderEliminar
  3. Gonçalo, não se ocupe tanto da sua mãe. Entrar na vida adulta pressupõe algum sofrimento e o corte definitivo do cordão umbilical.Quanto ao resto, verifico que, também, já está suficientemente maduro para compreender o Cesário Verde que, de certo modo, teve menos sorte que o Gonçalo, pois não chegou a conhecer o Baixo Alentejo.

    ResponderEliminar
  4. gosto do que escreves.
    Nao digas a ninguém.

    (adoro a tua "inspiration"! )

    ResponderEliminar
  5. O alentejo é deprimente a asfixiante deixa-te de merdas!

    ResponderEliminar